Procedimentos |

Ginecomastia

Cirurgias combinadasO que é a ginecomastia, será que preciso de cirurgia?

A ginecomastia é o excesso de gordura localizada e/ou o desenvolvimento anormal do tecido glandular das mamas masculinas. Ela pode ser unilateral ou bilateral e, normalmente, é resultado de alterações hormonais, hereditariedade, doença ou uso de certas medicações. Se você se enquadra nestas condições, talvez seja o caso de se submeter à redução mamária.

Por que esta cirurgia é importante?

A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança masculina. Muitos ficam com sua autoestima afetada e passam a evitar fazer exercícios físicos em público ou até mesmo a frequentar piscinas e praias.

Para quem a redução de mama é indicada? Tem idade estabelecida?

O procedimento é indicado para pessoas saudáveis, com peso relativamente normal e que tenham expectativas realistas. Outra questão importante é saber se sua mama se estabilizou, ou seja, se parou de crescer. Não existe idade estabelecida, embora os adolescentes possam fazer a cirurgia; mas, talvez no futuro, seja necessária uma segunda ginecomastia devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

Como se dará a primeira consulta?

Não tenha receio de conversar abertamente com o seu cirurgião plástico, pois o sucesso e a segurança do procedimento dependerão muito dessa conversa. Fale sobre o seu desejo de resolver um problema que o incomoda, de seu modo de vida, fale de alimentação, medicação, se tem alguma doença ou problema que possa prejudicar a cicatrização, se é portador de alergias de qualquer natureza e, sobretudo, se é usuário de fumo e drogas.

Como é realizada a cirurgia de redução mamária?

Nos casos em que o problema está somente no aumento do tecido adiposo, a técnica a ser utilizada será a lipoaspiração (lipomastia), que consiste na inserção de uma cânula, no tecido, onde será exercido um movimento de vaivém controlado para a retirada do excesso de gordura, removido por meio de sucção a vácuo.

Haverá casos que necessitarão da excisão (divisão de tecidos), para complementar a cirurgia, principalmente na correção do tamanho da aréola. Em alguns momentos a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão. O cirurgião plástico decidirá qual técnica utilizar.

E quanto à anestesia, qual será?

O cirurgião plástico, juntamente com o anestesiologista, decidirá qual a anestesia mais apropriada. As opções incluem sedação intravenosa associada à anestesia peridural ou anestesia geral.

Qual será o tempo da redução mamária ? Ficarei internado?

A ginecomastia é simples e, normalmente, dura em torno de uma hora. Caso a ginecomastia seja realizada juntamente com a lipomastia, o procedimento se estende até uma hora e meia. A internação é ambulatorial e o paciente deve ter alta no mesmo dia.

A recuperação é complicada?

Não deverá ser, principalmente se você seguir corretamente as orientações do cirurgião plástico. Após a cirurgia, as incisões serão cobertas com bandagem elástica ou malha para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada.

A cirurgia de mama para gineccomastia pode ser combinada com outros procedimentos?

A cirurgia para este tipo de redução mamária é feita isoladamente, mas, se houver necessidade, poderá ser combinada com outras cirurgias plásticas como a lipoaspiração de outras partes do corpo ou a abdominoplastia.

 

Estas são algumas informações básicas sobre redução de mama, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidato a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.