Procedimentos |

Cirurgia plástica do nariz

Cirurgia plástica do narizA cirurgia plástica do nariz, também conhecida como rinoplastia, é muito procurada por pessoas preocupadas com a estética de sua aparência facial. A rinoplastia realça a harmonia da face, melhorando a aparência e a proporcionalidade do nariz. O procedimento corrige também anormalidades da estrutura do nariz, que podem ser ocasionadas por hereditariedade, lesão ou cirurgia prévia.

Por que devo me submeter à rinoplastia?

Se você está insatisfeito com o formato do seu nariz e isso o incomoda a ponto de prejudicar sua autoestima e autoconfiança, talvez seja importante consultar um cirurgião plástico para verificar se é o caso de se submeter à cirurgia plástica do nariz.

Outro motivo pode estar ligado a problemas físicos como desvios de septos provocados por distúrbios congênitos, pelo desenvolvimento irregular dos ossos da face na infância ou ainda por rinites, pólipos e cornetos nasais aumentados, estes, conhecidos como as chamadas carnes esponjosas.

A rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos?

Sim, o procedimento pode ser associado a cirurgias de septo nasal e a correção dos cornetos nasais (turbinectomia), caso os problemas estejam prejudicando a passagem do ar pelas vias aéreas. Neste caso, sugere-se que a cirurgia seja realizada pelo cirurgião plástico e pelo otorrinolaringologista.

A partir de qual idade posso fazer a cirurgia do nariz?

A rinoplastia poderá ser realizada desde que o desenvolvimento da face do(a) paciente esteja concluído. Normalmente, isso ocorre a partir dos 15 anos de idade.

E o que eu posso mudar no meu nariz?

Você pode mudar o tamanho, a largura, o perfil, a ponta do seu nariz se ela for grande, caída ou arrebitada demais. Se o(a) paciente apresenta narinas grandes, largas, arrebitadas e ainda se tem assimetria nasal e desvio, é importante que consulte o cirurgião plástico.

Como se dará a primeira consulta?

Não tenha receio de conversar abertamente com o seu cirurgião plástico, pois o sucesso e a segurança do procedimento dependerão muito dessa conversa. Fale sobre o seu desejo de resolver um problema que o incomoda, de seu modo de vida, fale de alimentação, medicação, se tem alguma doença ou problema que possa prejudicar a cicatrização, se é portador de alergias de qualquer natureza e, sobretudo, se é usuário de fumo e drogas.

Como se dá a rinoplastia? Trata-se de um procedimento complicado?

Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia do nariz exige cuidados, mesmo não sendo tão complicada. Por isso, é importante a orientação do cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista vai decidir entre duas técnicas: a aberta (exorrinoplastia) - quando é feita uma incisão na faixa do tecido que separa as narinas e de onde os tecidos moles que cobrem o nariz são levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz – e a técnica fechada, com as incisões realizadas apenas dentro das narinas (endonasal).

E podem ser necessários enxertos para remodelar o nariz?

Para reduzir ou aumentar estruturas nasais, pode ser importante o uso de cartilagem enxertada de outras áreas do corpo, como partes da cartilagem do septo, do meio do nariz, da orelha e, até mesmo, da costela. O cirurgião plástico decidirá qual a melhor opção.

Como se dará o pós-cirúrgico? E o tempo de cicatrização?

Assim que o nariz for esculpido e as incisões fechadas, uma espécie de gesso e tampão internos vão sustentá-lo e o processo de cicatrização se inicia. A permanência do gesso é de uma semana, aproximadamente, e curativos são realizados pelo cirurgião plástico em até 21 dias de pós-operatório.

E a recuperação?

Com pouco desconforto, geralmente indolor e com presença de hematomas que duram de 10 a 20 dias.

Os resultados são positivos?

Normalmente os resultados são satisfatórios e permanentes, porém cabe lembrar que o resultado definitivo ocorrerá após um ano.

Estas são algumas informações básicas sobre rinoplastia, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidato(a) a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.