Procedimentos |

Redução das mamas

redução das mamasMamoplastia redutora

Seios muito grandes podem causar desconforto, dores nas costas, no pescoço e problemas mais complicados na coluna. Portanto, se você não está satisfeita com o tamanho das suas mamas por questões estéticas, mas principalmente por causa de sua saúde, talvez esteja na hora de procurar um cirurgião plástico para um aconselhamento.

O que a mamoplastia redutora vai fazer?

A cirurgia de redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele. O procedimento vai fazer com que sua mama fique em tamanho proporcional, aliviando o desconforto relacionado a mamas grandes e caídas. No mesmo procedimento também é realizada a pexia da mama, que levanta as mamas caídas.

Existe uma idade mínima para se fazer a mamoplastia redutora?

O cirurgião plástico normalmente sugere que a mamoplastia redutora seja realizada quando a mama estiver completamente desenvolvida.

Como se dará a primeira consulta?

Não tenha receio de conversar abertamente com o seu cirurgião plástico, pois o sucesso e a segurança do procedimento dependerão muito dessa conversa. Fale sobre o seu desejo de resolver um problema que a incomoda, fale de seu modo de vida, de alimentação, medicação, se tem alguma doença ou problema que possa prejudicar a cicatrização, se é portador de alergias de qualquer natureza e, sobretudo, se é usuário de fumo e drogas.

O que é importante saber sobre a mamoplastia redutora antes da cirurgia?

Ao optar pela mamoplastia redutora, a paciente deve retirar piercings da mama e dos mamilos, pois eles podem causar infecção. A capacidade de amamentar poderá ser prejudicada e, por isso, o cirurgião plástico deverá orientá-la sobre a pretensão de ter mais filhos. Mudanças nos seios, durante a gravidez, podem alterar os resultados da cirurgia, assim como oscilações significativas de peso.

E a anestesia?

Durante o procedimento, você será monitorada com todos os cuidados necessários, inclusive a administração de medicamentos para o seu conforto. As opções de cirurgia incluem sedação intravenosa associada à anestesia peridural ou anestesia geral. O médico anestesiologista irá recomendar a melhor opção para você.

Como se dará o procedimento?

Não se trata de uma cirurgia plástica complicada, mas a paciente necessita ter consciência de que existem riscos, como quaisquer cirurgias. As opções das incisões incluem o corte em torno da aréola, o formato de fechadura, com incisão ao redor da aréola e um corte descendo até o sulco da mama e a incisão em forma de T invertido, ou âncora. Serão feitas suturas nos tecidos da mama.

A mamoplastia redutora é demorada? Ficarei muito tempo no hospital?

O procedimento dura cerca de duas horas e você poderá ter alta no mesmo dia, com internação em regime de ambulatório.

Posso ficar tranquila com o pós-operatório e recuperação?

O pós-operatório de mamoplastia redutora exige o uso de sutiã próprio por 90 dias e um repouso relativo por 30 dias, com restrição à movimentação dos braços. Além disto, medicamentos são prescritos para minimizar o risco de infecções e o desconforto do pós-operatório.

Quando estarei liberada para exercícios físicos?

Seu cirurgião plástico vai orientar você, mas o aconselhável é que você esteja liberada para exercícios físicos três meses após a cirurgia, sobretudo para ginásticas mais pesadas como musculação e levantamento de pesos.

Posso esperar bons resultados?

Os resultados são imediatamente visíveis logo após a cirurgia. Com o tempo, o inchaço desaparecerá e as cicatrizes ficarão mais discretas.

A mamoplastia redutora pode ser combinada com outros procedimentos?

A mamoplastia redutora é feita isoladamente, mas se houver necessidade, poderá ser combinada com outras cirurgias plásticas como a lipoaspiração e a abdominoplastia.

Estas são algumas informações básicas sobre a mamoplastia redutora, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidata a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.