Procedimentos |

Reconstrução mamária

Reconstrução mamáriaA reconstrução mamária é uma das mais nobres cirurgias de mama realizadas pelo cirurgião plástico. Ela visa recuperar a forma, a aparência e o tamanho da mama retirada após uma mastectomia, por câncer ou outro motivo, justamente quando a mulher está mais fragilizada. As várias técnicas utilizadas devolvem, além da aparência física da mama, a autoestima, a autoconfiança e a qualidade de vida, colaborando para o restabelecimento da saúde da paciente.

Os resultados serão favoráveis? Terei a minha mama de volta?

È importante criar expectativas realistas. A reconstrução mamária nunca vai substituir os seus seios, embora a nova mama tenha uma aparência relativamente normal. Talvez seja necessária a ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, que possa ajudar a fortalecer o seu aspecto emocional.

Como devo me preparar para a cirurgia?

É muito importante que você esteja otimista e que saiba lidar bem com o seu diagnóstico e tratamento. Que tenha condições médicas e nada que atrapalhe a cicatrização.

Eu posso fazer a reconstrução mamária ao mesmo tempo da mastectomia?

A reconstrução mamária é realizada com técnicas diversas e vários procedimentos e, muitas das vezes em estágios diferentes. Ela pode ser feita juntamente com a mastectomia, mas poderá ser realizada algum tempo após a retirada da mama para que a paciente se recupere de tratamentos adicionais ao câncer ou a outras doenças.

E se somente uma mama for afetada pela doença?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta que somente a mama doente deverá ser reconstruída. Caso seja necessário melhorar a simetria das duas mamas, o cirurgião plástico vai recomendar para a outra mama procedimentos como redução, aumento, fixação, suspensão ou abaixamento do tecido mamário.

Como se dará o procedimento?

A reconstrução mamária após a mastectomia exige um cuidado especial do cirurgião plástico, que utilizará técnicas para implantar retalhos de músculo, gordura e pele da própria paciente, visando criar ou cobrir locais que foram retirados ou submetidos a tratamentos radioterápicos. Será necessária, ainda, a expansão da pele saudável, que dará cobertura a um implante mamário de silicone ou dos retalhos citados. A cirurgia será finalizada com a utilização de técnicas para reconstruir o mamilo e a aréola.

Qual o tempo da reconstrução mamária? A hospitalização é longa?

Como a reconstrução mamária poderá ter intervenções em tempos diferentes, sobretudo se houver uma mastectomia conjunta, tempo de cirurgia e de internação vai depender dos procedimentos e técnicas a serem utilizadas. O cirurgião plástico conversará com você para mais esclarecimentos.

E a anestesia?

Todo o processo anestésico dependerá de como a reconstrução mamária será realizada. Se junto com a mastectomia, a decisão de qual o tipo de anestesia caberá ao anestesiologista e aos cirurgiões que participarão do procedimento. As opções deverão incluir sedação intravenosa associada à anestesia peridural ou anestesia geral. Seu médico anestesiologista irá recomendar a melhor opção para você.

Ficarei com muitas cicatrizes?

Como a reconstrução mamária exige técnicas diferentes, inclusive para retirada de tecidos de uma parte do corpo para implantar na mama, a parte doadora pode deixar cicatrizes. No entanto, o cirurgião plástico fará incisões em áreas menos expostas do corpo, como costas, abdômen e glúteo.

A recuperação será muito complicada?

Como haverá a necessidade de retalhos ou inserções de implantes, espera-se uma recuperação com mais cuidados. Curativos serão aplicados nas incisões. Além disso, haverá a necessidade de uma bandagem elástica ou um sutiã para colaborar na diminuição do inchaço e sustentar a mama reconstruída. Você receberá orientações do cirurgião plástico de como cuidar de sua mama e quais medicamentos deverá tomar. Sua recuperação pode se estender por semanas.

A reconstrução mamária pode ser combinada com outros procedimentos?

A cirurgia de redução mamária é feita isoladamente e, dadas as condições especiais em que ela é realizada, o ideal seria não combiná-la com outros procedimentos.

Estas são algumas informações básicas sobre reconstrução mamária, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidata a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.