Procedimentos |

Cirurgia plástica das orelhas

Cirurgia plástica das orelhasAs orelhas, embora normalmente fiquem debaixo dos cabelos, não deixam de ser parte importante na moldura e no equilíbrio da face. Se você tem orelhas salientes ou desfiguradas, como as conhecidas orelhas de abano, e se o incomodam a ponto de prejudicar sua autoestima, está na hora de consultar um cirurgião plástico. A cirurgia plástica de orelhas, também conhecida, como otoplastia pode melhorar a sua forma e a sua posição.

O que a cirurgia vai corrigir nas minhas orelhas?

Caso você tenha um defeito estrutural nas suas orelhas desde o nascimento ou se este defeito tornou-se mais aparente com o seu desenvolvimento, a otoplastia vai resolver. O mesmo vai ocorrer se o defeito tiver sido causado por alguma lesão. A otoplastia busca uma forma natural de correção das suas orelhas, melhorando sua aparência.

Qual a melhor idade para se submeter à otoplastia?

Qualquer pessoa pode se submeter à otoplastia, desde que este seja o seu desejo. Em muitos casos, a cirurgia de orelhas é recomendada para crianças a partir de 5 anos de idade, que já estejam com as cartilagens das orelhas estáveis o suficiente para as devidas correções. Importante lembrar que a cirurgia é realizada ainda na infância para livrar estas crianças dos possíveis bullyings das quais são vítimas.

Existem critérios para que eu possa fazer a cirurgia de orelhas?

É necessário que seja saudável, que não tenha doenças prévias ou condições médicas que prejudiquem a cicatrização. É importante que você tenha uma visão positiva da cirurgia e, de preferência, que não fume.

Como é feita a otoplastia?

A correção utiliza técnicas variadas, dependendo da sua deformidade. A cirurgia é iniciada, na maioria das vezes, com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. São retirados os excessos de pele e feitos os ligamentos das cartilagens para deixar a orelha mais flexível.

Qual o tempo da duração da cirurgia? E a internação?

A otoplastia dura em média uma hora e meia e a internação ocorre em regime ambulatorial, com o paciente tendo alta no mesmo dia.

A anestesia é local?

 Normalmente é utilizada a anestesia local, com sedação.

Posso ficar com cicatrizes?

As cicatrizes são posicionadas na parte posterior da orelha e geralmente não ficam aparentes.

Como é a recuperação? Posso esperar resultados gratificantes?

Os resultados da cirurgia surgem imediatamente após retirados os curativos (pomada cicatrizante e gaze) que sustentam o novo formato das orelhas. Estes curativos serão retirados de cinco a sete dias após o procedimento. Quanto à cirurgia plástica da orelha de abano, o(a) paciente deverá usar uma faixa de tecido compressiva nos próximos dois meses após o procedimento, somente retirada para o banho.

A otoplastia pode ser associada a outros procedimentos?

A cirurgia plástica de orelhas (otoplastia) também pode ser feita conjuntamente com outras cirurgias na face.

Estas são algumas informações básicas sobre a otoplastia, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidato(a) a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.