Procedimentos |

Lifting facial

Lifting facialFatores climáticos, hereditariedade e o passar do tempo são alguns dos fatores que tornam faces e pescoços envelhecidos. O terço médio da face fica mais flácido, provocando vincos profundos ao longo do nariz até o canto da boca, “desenhando” os conhecidos bigodes chineses. Além disso, a perda do tônus muscular provoca o afrouxamento da pele, o que causa excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula, fazendo surgir as papadas. Se sua pele apresenta estas características, é bem provável que você necessite de uma cirurgia plástica da face conhecida como lifting ou rididoplastia.

O que visa o lifting facial?

O lifting facial ou a rididoplastia visa diminuir o excesso de pele, atenuar as rugas da face e pescoço, remodelando o contorno facial e reposicionando as estruturas internas.

Eu ficarei mais jovem?

É importante o(a) paciente não criar expectativas neste sentido. A rididoplastia não vai mudar sua aparência e nem paralisar o processo de envelhecimento, ela apenas ameniza as marcas na pele provocada pelas causas já citadas, retardando um pouco o processo natural do envelhecimento.

Existem tratamentos alternativos?

Os procedimentos cirúrgicos de lifting de pele são mais aconselháveis porque os alternativos não apresentam os mesmos resultados. No entanto, tratamentos não cirúrgicos podem ser realizados para retardar o momento da realização do lifting de pele ou complementar os resultados da cirurgia.

E quais são os requisitos para eu ser um(a) candidato(a) à rididoplastia?

Você deve estar fisicamente saudável, de preferência não fumar e ter uma expectativa positiva e realista da cirurgia.

Ao dirigir-me ao cirurgião plástico em uma primeira consulta, o que devo falar?

É muito importante não mentir ou omitir informações, principalmente quanto ao uso do fumo, álcool e drogas. Deve informar sobre os medicamentos que usa, inclusive vitaminas, remédios naturais e tratamentos médicos realizados. Se tem alguma alergia medicamentosa ou a alimentos e se já se submeteu a outras cirurgias. O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Como o cirurgião vai proceder logo após a finalização do procedimento?

Com a finalização do lifting facial, algumas bandagens deverão ser colocadas delicadamente no rosto para minimizar inchaços e hematomas. Pode ser que haja necessidade de um dreno, que será temporariamente colocado sob a pele para retirar o excesso de sangue ou fluido.

A recuperação é complicada? Vou ficar com cicatrizes?

Não é complicada, mas pode levar meses para o inchaço desaparecer completamente e até seis meses para que as linhas de incisão fiquem com a aparência normal. Normalmente as cicatrizes são imperceptíveis, mas pode ser que apareçam, dependendo do seu tipo de pele e da qualidade da sua cicatriz. Importante lembrar que o uso de proteção solar permanente e um estilo de vida saudável ajudarão a prolongar os resultados obtidos.

A cirurgia de lifting facial pode ser combinada com outros procedimentos?

O lifiting facial é feito isoladamente, mas se houver necessidade, poderá ser combinada com outras cirurgias plásticas como a lipoaspiração de “papada” e blefaroplastia.

Estas são algumas informações básicas sobre o lifting facial, facelift ou rididoplastia, mas há muito ainda a se informar: Será que sou mesmo candidata a este procedimento? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.