Procedimentos |

Aumento das mamas

Aumento das mamasMamoplastia de aumento

Se você está insatisfeita com o tamanho de sua mama e se isso tem prejudicado sua autoestima e confiança, talvez esteja na hora de pensar em uma mamoplastia de aumento.

Quais as vantagens da mamoplastia de aumento?

O aumento da mama ocorre quando o cirurgião plástico verifica a necessidade de dar volume aos seios, além de restaurá-los depois de perda de peso excessiva ou de gravidezes. São utilizados implantes, que podem ser de silicone, para dar volume e projeção aos seios, aumentando seu tamanho e melhorando o equilíbrio do corpo. Estes implantes podem ser indicados também quando a paciente fez mastectomia (retirada total de um ou dos dois seios por conta de um câncer), tem alguma lesão ou por apresentar um seio de tamanho diferente do outro.

Existe uma idade mínima para se fazer a mamoplastia de aumento?

Normalmente, o cirurgião plástico sugere que o procedimento seja feito após os quinze anos de idade, com a autorização dos pais, quando a mama já está desenvolvida o suficiente.

E a anestesia?

Durante o procedimento, você será monitorada com todos os cuidados necessários, inclusive com a administração de medicamentos para o seu conforto. As opções incluem sedação intravenosa associada à anestesia peridural ou anestesia geral. Seu cirurgião plástico irá recomendar a melhor opção para você.

Como se dá o procedimento, é complicado?

Não se trata de uma cirurgia plástica complicada, mas a paciente necessita ter consciência de que a mamoplastia de aumento tem riscos, como quaisquer cirurgias. São feitas algumas incisões discretas para a instalação dos implantes normalmente localizadas logo abaixo do peito (inframamária), pelas axilas (transalixar) ou pela aréola (periareolar). O cirurgião plástico vai decidir qual destas técnicas deve utilizar, dependendo do volume da mama a ser implantado, formato, etc.

E como se dá a escolha dos implantes? Eu posso exigir o que eu quero?

O silicone a ser implantado dependerá do tamanho, da forma e do tipo da sua mama. O seu desejo é importante, mas existem questões médicas que devem ser decididas pelo cirurgião plástico. Ele vai orientar você, indicando sugestões, sobretudo porque o aumento do seio dependerá da elasticidade da pele, anatomia e tipo físico.

A implantação de silicone pode ser prejudicial à saúde?

Não há nada que prove o malefício das próteses de silicone na mama. Elas são fabricadas a partir de gel coesivo, muito parecido com o tecido da mama. Se por acaso houver uma ruptura destes implantes, não há diminuição do seio porque o gel permanece no interior da prótese. Mesmo assim, o cirurgião plástico recomenda que a paciente faça exames de mama regularmente.

Qual o tempo da mamoplastia de aumento? Ficarei muito tempo no hospital?

O procedimento dura cerca de 60 minutos e você poderá ter alta no mesmo dia, com internamento em regime de ambulatório. Seu cirurgião plástico é quem vai decidir.

Posso ficar tranquila com o pós-operatório e recuperação?

A recuperação pós-cirúrgica exigirá repouso relativo por alguns dias e poderá ter dor e inchaço por algum tempo, além do uso de sutiã por 21 dias, para trazer sustentação à mama e diminuir o edema local. A prática de atividade física ocorre de 45 a 60 dias após a cirurgia, conforme a recomendação médica.

Ficarei com cicatrizes?

Ficarão cicatrizes discretas nos locais das incisões, tais como axila, debaixo da mama ou na aréola, conforme a qualidade da sua cicatrização e os cuidados de pós-operatório.

Mas estarei liberada quanto aos exercícios físicos?

Você vai precisar consultar o seu cirurgião plástico quanto a este tipo de orientação, mas em média entre 30 e 60 dias.

E os resultados?

São visíveis de imediato, embora para os resultados completos você tenha que aguardar o inchaços diminuir.

A mamoplastia de aumento pode ser combinada com outros procedimentos?

A mamoplastia de aumento é feita isoladamente, mas se houver necessidade poderá ser combinada com outras cirurgias plásticas, como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a rinoplastia.

Estas são algumas informações básicas sobre mamoplastia de aumento, mas há muito ainda a se informar: Será que necessito fazer a cirurgia? Como é o pré-operatório? Como devo me preparar psicologicamente? Enfim, são várias as questões e o melhor local para respondê-las é o consultório. Caso queira mais informações, você pode entrar em contato com o cirurgião plástico Fernando Amaral, que estará pronto para esclarecer suas dúvidas.